JuniFEUP cria plataforma para ajudar Bombeiros Sapadores do Porto a elaborar escalas de trabalho

Plataforma desenvolvida por estudantes foi implementada no regimento de Bombeiros Sapadores do Porto em julho de 2025, e o feedback inicial foi positivo. A solução foi distinguida como Projeto do Ano nos jeniAL Awards.

A plataforma digital desenvolvida pela JuniFEUP permite fazer o escalonamento de forma automatizada. Foto: Maria Saraiva Brandão

A JuniFEUP, júnior-empresa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), desenvolveu uma plataforma digital para elaborar as escalas de trabalho do regimento de Bombeiros Sapadores do Porto de forma automatizada. A solução começou a ser usada em julho, e os primeiros meses de utilização têm sido positivos.

A parceria com os Bombeiros Sapadores do Porto surgiu posteriormente à participação do regimento no concurso Juni for Community, em que a júnior-empresa escolhe um projeto para desenvolver em regime pro bono. Apesar de a proposta dos bombeiros não ter sido a vencedora, a JuniFEUP teve a oportunidade de revisitar a ideia: “houve essa vontade da nossa parte. Mesmo que não tivessem ganho, nós sentimos que seria interessante ajudar a cidade do Porto, que é a nossa cidade, e os Bombeiros Sapadores, que impactam diariamente centenas de milhares de pessoas. Nós sentimos esta ligação e quisemos voltar a pegar nisto”, explica José Filipe Carvalho, diretor comercial da JuniFEUP.

Antes de implementarem esta solução automatizada, as escalas de trabalho do regimento eram feitas manualmente, por uma equipa de recursos humanos interna, que se dedicava a esta função. Segundo os cálculos feitos pela JuniFEUP, este processo representava cerca de 11 mil horas anuais. “Com esta plataforma, este processo ineficiente reduziu-se a minutos ou segundos. E também permite minimizar os erros que um humano normalmente comete”; afirma o responsável.

Quanto ao funcionamento da plataforma, José Filipe Carvalho explica que inicialmente é submetido um documento onde está descrito quem são os funcionários disponíveis, quais as suas funções e especialidade, e também quais as restrições que devem ser tidas em conta (como o sistema hierárquico dos bombeiros, por exemplo). Após serem submetidas essas informações, o algoritmo da plataforma aloca cada funcionário a uma respetiva equipa de trabalho e a um horário, de forma automática. “Claro que há certas revisões que precisam de ser sempre feitas, mas são coisas muito mínimas. Não que não sejam precisas revisões [manuais], mas já não é necessário gastar o mesmo número de horas”, explica o diretor comercial ao JPN.

O processo de desenvolvimento desta solução digital foi sendo acompanhado pelos Bombeiros, através de reuniões regulares, para que a equipa da JuniFEUP fosse percebendo se a plataforma estava a ir ao encontro das necessidades do regimento de Sapadores do Porto. “Claro que há coisas que eles não se vão lembrando e por isso é que são necessárias estas reuniões para tentar sempre adaptar a melhor forma.E ainda hoje estamos a fazer certas correções, pois entretanto surgiram novas coisas lá [nos Bombeiros], há novas restrições [horárias] e atualizações que se vão adicionando”, esclarece o diretor comercial.

A utilização da plataforma arrancou em julho de 2025, e José Filipe Carvalho afirma que “o feedback foi bastante positivo”. A automatização do escalonamento “permitiu realmente minimizar um trabalho que anteriormente demorava inúmeras horas, portanto estão satisfeitos com o serviço”, reforça. 

Este projeto foi desenvolvido por uma equipa de 5 pessoas: dois responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico da plataforma, um responsável de marketing, que tratou da parte visual do projeto, uma pessoa que tratou da gestão de qualidade e um gestor de projetos. 

José Filipe Carvalho revela que já há “à volta de duas dezenas” de outros regimentos que têm interesse em implementar soluções semelhantes à plataforma digital desenvolvida para os Bombeiros Sapadores do Porto, mas que ainda nenhum foi formalizado.

A solução foi distinguida como Projeto do Ano nos jeniAL Awards 2025, a cerimónia de prémios anual dedicada a júnior-empresas portuguesas.

A plataforma digital foi distinguida com o prémio de Projeto do Ano, nos jeniAL Awards 2025. Foto: Maria Saraiva Brandão

A JuniFEUP é inteiramente constituída por estudantes, contando atualmente com 106 integrantes, de diversas áreas. A maioria são da FEUP, mas também têm membros de outras faculdades, como a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Economia. Esta júnior-empresa foi criada em 2001, na FEUP, com o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho e permitir-lhes aprender sobre temas e desenvolver competências para lá do que se aprende nas aulas. Para além de desenvolvimento tecnológico, a JuniFEUP também presta serviços na área de consultoria de gestão e desenvolvimento de produto, tendo já trabalhado com clientes como a Sonae, a Media Capital e a Sumol+Compal.

Este texto integrou o projeto jornalístico “Contracapa”, no contexto da Unidade Curricular de Atelier Integrado de Jornalismo. O trabalho pode ser consultado na íntegra aqui.

Próximo
Próximo

Crescimento económico e migração no centro do debate entre todos os candidatos das Presidenciais